5 de mar. de 2011

RÁDIO BALIZAS SINALIZADORAS DE EMERGÊNCIA




EPIRB (sigla de Emergency Position Indicating Radio Beacon)
Equipamento denominado em português como Radiobaliza Indicadora de Posição de Emergência, utilizado por embarcações e aeronaves em situações de acidentes e naufrágios. O EPIRB quando acionado opera na frequência de 406MHz utilizada pelos satélites e na frequência de 121.5MHz utilizada pelas equipas de busca e salvamento.

Funcionamento
Quando acionado o equipamento, o sinal de 406MHz é captado primeiro por satélites GOES (geostacionários) localizados a cerca de 36000Km de altitude, e em seguida pelos satélites da rede COSPAS SARSAT, em órbita a cerca de 1000Km, que localizam a posição de origem do sinal de socorro e retransmitem a informação para a estação em terra. O sinal do EPIRB contém também a identificação da embarcação ou aeronave e o seu código.
A estação em terra recebe o sinal e retransmite-o para o Centro de Controle de Missão.
O Centro de Controle de Missão combina a informação recebida com as de outras recepções de satélite, refina a localização, adiciona a informação de registo do transmissor e gera uma mensagem de alerta. Esta mensagem é então transmitida ao Centro de Coordenação de Salvamento em cuja área está localizado o sinal. Como exemplo: o Centro de Coordenação de Salvamento do Brasil está localizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
A mensagem de alerta sobre embarcações ou aeronaves acidentadas ou em situação de perigo, é recebida pelo Centro de Coordenação de Salvamento marítimo ou aeronáutico que coordenam os recursos disponíveis para as ações de busca e salvamento.
Os Recursos de Busca e Salvamento (SAR) são enviados pela Guarda Costeira ou outra entidade. Estes recursos incluem aeronaves de asas fixas, helicópteros, embarcações, pessoal especializado e até recursos comerciais ou privados, quando necessários. Os Recursos SAR localizam pessoas acidentadas ou náufragos e resgatam-nos.
PLB - ( sigla de Personal Locator Beacon ) a PLB é mais utilizada por pessoas em regiões de dificil localização em emergência, especialmente em áreas maritimas durante vôos de helicópteros.






Um comentário:

  1. Por favor, poderia informar onde tem disponivel esse equipamento aqui no brasil e o custo do mesmo?


    obrigado.

    ResponderExcluir