Forneça bens e serviços para a exploração de petróleo na foz do amazonas

Forneça bens e serviços para a exploração de petróleo na foz do amazonas
Forneça bens e serviços para as atividades de exploração de petróleo na foz do amazonas e pará-maranhão, máquinas, equipamentos, alimentos, peças, pintura, solda e corte

Embarcações de Apoio Offshore

BARCOS DE APOIO OFFSHORE EM ÁGUAS BRASILEIRAS

Os Navios de Reboque e Manuseio de Âncoras (Anchor Handling Tug Supply Vessels) são normalmente identificados pelo tamanho de seu motor, em termos de potência efetiva (brake horsepower), ou sua força de tração estática, ou capacidade de reboque (Bollard Pull). O tamanho dos navios varia de acordo com a localização geográfica de suas operações. Os navios AHTSs caracterizam-se por terem convés de ré curtos em relação aos PSVs, possuindo equipamentos especializados no manuseio de âncoras, tais como guinchos de reboque, e acessórios especiais.
AHTS - Anchor Handling Tug Supply Vessels
 
   
Suas principais tarefas são: reboque, ancoragem e instalação de sondas e outras instalações móveis de alto-mar, colocação e assistência na amarração, assistência na construção e instalação em alto-mar, equipado para outros serviços como operações de resgate, combate a incêndios e recuperação de petróleo ou como navios de Emergência de Recuperação (Emergency Rescue and Recovery Vessels ou ERRVs). E podem realizar funções de apoio, mas com espaço mais limitado que em PSVs normais.
———————————————————————————————————–
PSV – Plataform Supply Vessel
Os Navios de Suprimento à Plataformas (Platform Supply Vessels ou PSVs) caracterizam-se por seus amplos espaços de convés e grande capacidade de manuseio de carga. Estes navios são utilizados no transporte de materiais, suprimentos e funcionários para, e a partir de, sondas e plataformas de perfuração em alto mar.


PSV Alfanave Cabo Frio, em operação na bacia de Campos 

PSV - Plataform Supply Vessel
Suas principais tarefas são: transporte de suprimentos e equipamentos em geral. Sobre o convés: carregamento de contêineres, equipamentos e tubos, abaixo do convés: transporte de líquidos como lama, cimento, água, combustível e produtos químicos, em tanques apropriados e separados, atendimento a instalações de perfuração e produção, com unidades flutuantes de exploração, armazenamento e escoamento (FPSOs) e suporte à construção, manutenção e trabalho submarino em alto-mar. O principal serviço oferecido pelos PSVs  está relacionado a trabalhos de carga oferecidos para empresas de petróleo e gás que operam no Brasil. São navios destinados ao apoio para grandes locais de produção devido à ampla área de convés e à capacidade de carga abaixo do convés.

OSRV - Oil Spill Recovery Vessel

OSRV - Oil Spill Recovery Vessel
Navio de combate a derramamento de óleo dotado de especificações que permitem trabalhar na mancha de óleo, em atmosfera onde a evaporação do petróleo produz gás natural, por isso é dotado de sistemas elétricos blindados para evitar a produção de faíscas. Tem equipamentos para aspirar o óleo derramado e armazenar num tanque a bordo. A capacidade de combater o derramamento pode ser criada num PSV ou AHTS.
———————————————————————————————————–
FAST BOAT / CREW BOAT




















Fast Boat/Crew Boat
 
    
Embarcação utilizada para trocas de turmas, são embarcações de alta velocidade, como se fosse um PSV mais ágil. Estas embarcações também podem  transportar óleo combustível, água potável, produtos químicos, água industrial, tubulações e ferramentas especiais.
—————————————————————————————————————-
WELL STIMULATION

Blue Shark um dos barcos de estimulação no Brasil

MPSV – MultiPurpose Supply Vessel
        
 

Um Supply com meios para movimentar ancoras
             
Um MPSV (Multipurpose Supply Vessel ou Navio Multitarefa, Suprimento e Manuseio de Âncoras): é uma embarcação que foi projetada para prestar serviços de manutenção da produção e descarregamento de carga e também ao manuseios de âncoras.
————————————————————————————————-
DSV – Diving Support Vessel

Um moderno barco usado em operações de mergulho saturado e ROV


DSV – Diving Support Vessel - DP utilizado para mergulhos profundos com ROV e pesquisas.
São embarcações de apoio às operações de mergulho de “superfície” ou saturado, dotados de vários equipamentos especiais (sino de mergulho, câmaras de saturação, guinchos especiais etc).
————————————————————————————————————-
PLSV – Pipe Laying Support Vessel
CONSTRUCTION/FLEXLAYNG

CONSTRUCTION/FLEXLAYNG/PIPE LAY 
Lançamento de Linha (PLSV – Pipe Laying Support Vessel) – São embarcações que lançam e recolhem linhas no mar, utilizadas para conectar as plataformas a sistemas de produção de petróleo. Poem ser lançadas horizontal ou verticalmente.
CONSTRUCTION/FLEXLAY Vertical

          

CONSTRUCTION/FLEXLAY VERTICAL
  Estimulação de Poços (Well Stimulation Vessel) – São embarcações dotadas de “plantas” para aplicação de injeção de agentes químicos, visando monitorar e melhorar a produtividade dos poços e linhas em operação. A estimulação de poços é uma intervenção feita para aumentar a produção, melhorando o fluxo de hidrocarbonetos a partir da área de drenagem no poço. A variedade de produtos químicos bombeado para o poço durante a perfuração e conclusão muitas vezes pode causar danos para a formação em torno entrando no reservatórios e bloqueando as gargantas dos poços.
—————————————————————————————————————-
Construction Support Vessels
 Os Navios de Apoio à Construção (Construction Support Vessels ou CSVs) são em geral significantemente maiores e mais especializados que outros navios de apoio em alto mar, sendo principalmente utilizados no suporte a operações complexas de construção, instalação, manutenção, retirada de serviço para reparos, e outras operações sofisticadas realizadas em águas profundas em alto mar. Os CSVs também dão suporte a ROVs, atividades de mergulho, intervenções em poços, retirada de operação de plataformas, e outras operações complexas de construção. Em geral, os AHTSs e os CSVs demandam maiores custos diários (day rates) em relação aos PSVs, devido ao seu maior tamanho relativo e versatilidade, bem como a seus maiores custos de construção e operação.

Toisa Pegassus com seu guindaste gigante - Campo de Golfinho

Um navio especializado em instalações de equipamentos submarinos, como árvores de natal e manifolds 
Principais tarefas: Apoio na colocação de tubos e instalação de tubulação de escoamento; Colocação e escavação para cabo umbilical; Instalação de tubulação de distribuição e execução de ligações submarinas; Monitoramento do toque em solo marinho (TDP – Touch Down Point); Preparação submarina.
————————————————————————————————————-
RSV – Research Supply Vessel


RSV - Research Supply Vessel / Skandi Salvador

Um CSV (Research Supply Vessel ou Navio de Apoio à Pesquisa), Skandi Salvador, que é o único navio de bandeira brasileira no mercado de apoio nacional em alto mar, a desempenhar serviços como instalações submarinas, acomodação e abastecimento para plataforma de perfuração