9 de fev. de 2013

MECÂNICO OFFSHORE - GESTÃO DE COMPETÊNCIA

MECÂNICO DE PLATAFORMA DE PETRÓLEO.
As Competências do Profissional de Mecânica em Plataformas OffShore
As Competências de Gestão
As competências de gestão, estão relacionadas à qualidade, planejamento da produção e custos. Um dos principais instrumentos de gestão em organizações industriais na atualidade é a gestão da qualidade.
Os profissionais de mecânica exercem papel ativo na condução dos programas da qualidade da organização. Em qualquer nível de execução de tarefa, do chão de fábrica a coordenação, executam controle de qualidade de seu trabalho. Deve-se postular que a organização demanda dos profissionais de mecânica competências de controle de qualidade na execução de tarefas, e que isto é compreendido e aplicado pelas equipes, com o objetivo de evitar retrabalhos.
 Ainda sobre controle de qualidade na execução de tarefa, são requeridas aos profissionais mecânicos
competências relativas ao conhecimento de normas técnicas e procedimentos específicos.
A competência em gestão aplicável não é demonstrar conhecimento amplo do conteúdo de uma norma ou procedimento, mas possuir internalizado o hábito de consultar estes documentos antes de executar a tarefa, sendo competente no sentido de aumentar a qualidade do trabalho, através da utilização da normalização como ferramenta.
 A contratação de empresas para execução de serviços em plataformas é prática usual no mercado. Profissionais de mecânica podem ser designados para fiscalizar a execução dos serviços contratados. Este tipo de atividade demanda competências de gestão dos fiscais, através de sua supervisão técnica, para que sejam alcançados os objetivos dos contratos. A organização de uma plataforma marítima possui como característica a possibilidade de ocorrência de grande quantidade de eventos não programados. Os profissionais de mecânica embarcados rotineiramente tomam decisões relativas a custos.
Avaliações de operação, inspeção, construção, montagem e instalação, e manutenção que reflitam um nível adequado de qualidade, qualidade entendida como adequação ao uso, à observância de normas engenharia e procedimentos e a preservação do meio-ambiente, resultam em aplicação mais econômica de recursos, reduzindo custos de forma indireta.
Competências de Organização
As competências de organização são aquelas relacionadas à comunicação, a iniciativa e autonomia no trabalho.
As competências neste campo modificam as relações dos trabalhadores com a organização, os tornando agentes ativos desta relação, desenvolvendo não somente uma competência na organização, mas uma competência sobre a organização.

O profissional de mecânica deve conhecer as regras que balizam os princípios da organização. No trabalho
embarcado estas competências estão relacionadas a hierarquia e a disciplina, a cortesia e respeito ao próximo, devido ao espaço físico reduzido e as condições ambientais adversas. Dentre estas competências está o atendimento às determinações de caráter geral, que são regras mínimas para convivência, relativas ao bem-estar de todos, emanadas pelo gerente da plataforma, que tem status de comandante de embarcação, conforme a legislação brasileira.

Em função do alto risco das operações, os procedimentos de segurança industrial no trabalho fazem parte do dia-a-dia nas operações em plataformas. Periodicamente a bordo são realizadas simulações de emergência, com objetivo de capacitar as equipes a atuar em situações reais. As competências relacionadas ao combate ao fogo e a salvatagem são demandas para os profissionais de mecânica de todas as áreas, bem como para todo o pessoal embarcado. Os profissionais de mecânica devem observar os preceitos de segurança nas várias instâncias de trabalho a ele afeitas, como planejamento, liberação e execução de trabalho, além da utilização de equipamentos de proteção individual adequados. A competência em relação à segurança é expressa por realizar os trabalhos observando os procedimentos aplicáveis e equipamentos de proteção individual, por contribuir agindo proativamente ao observar situações de risco


Uma grande diversidade de equipamentos está presente em uma plataforma marítima. Motores à combustão de médio e grande porte estão presentes para acionamento de bombas de incêndio, geradores, guindastes e outros equipamentos. A competência técnica para os profissionais de mecânica nesta área de motores está em operá-los e fazer sua manutenção.
 
Bombas e compressores são equipamentos destinados a promover o deslocamento dos fluidos líquidos ou multifásicos (bombas) e gasosos (compressores). Similarmente a área de motores, a competência técnica aplicável aos profissionais de mecânica em plataformas está em operá-los e fazer sua manutenção.
Turbo-máquinas ou simplesmente turbinas são equipamentos destinados a acionar geradores de energia elétrica e compressores para deslocamento do gás combustível produzido. São equipamentos sofisticados, caros e complexos tecnologicamente. Igualmente às áreas identificadas anteriormente, a competência técnica requerida aos profissionais de mecânica embarcados está em operá-los e fazer sua manutenção.

ALGUNS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM UMA PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO.


                                                                     Agitador de lama
                     


                                                                        Batedor linear de xisto

                                                                        Bomba centrífuga


                                                                           Bomba de lama


                                                                             Centrifuga



  Desanerador eliminador de particulas

                                                                    Desgaseificador a vácuo



                                                                                                    Guincho



                                                               Guindaste BOP
                                                                Guindaste de convés
                                                                          Limpador de lama


                                                                        Mesa rotativa



                                                                               Misturador - funil de lama


                                                    Separador de liquidos e gases


Torre de perfuração

                                                             Unidade condutora de tencionamento




Contudo, em função da complexidade destes equipamentos, equipes são constituídas objetivando a formação de especialistas, em especial na área de manutenção.
Guindastes são equipamentos utilizados na movimentação de cargas dentro da plataforma, bem como para carga e descarga de víveres, sobressalentes e consumíveis, como água e óleo diesel transportados em rebocadores. As competências aplicáveis aos profissionais de mecânica nesta área estão ligadas à manutenção e a inspeção de equipamentos. A execução de inspeções de segurança e testes de performance são competências ligadas aos profissional mecânicos da área de inspeção de equipamentos, sendo que inspeções de nível mais simplificado também podem ser terceirizadas, similarmente à área de manutenção.
 

 

.


 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário