29 de out. de 2012

LEVANTAMENTO SÍSMICO NA FOZ DO AMAZONAS

NOVO ELDORADO NO PARÁ, DIZ GOVERNO!
 BACIA FOZ DO AMAZONAS E PARÁ-MARANHÃO NA ROTA DO PETRÓLEO
11° rodada já da indícios de desenvolvimento para a região.


Spectrum reinicia campanha sísmica na Foz do Amazonas

A Spectrum iniciou a segunda fase do programa de aquisição de dados sísmicos 2D na Bacia da Foz do Amazonas. A etapa do projeto prevê o levantamento de 6.000 km de dados em áreas onde podem ser licitados blocos na 11ª rodada de licitações da ANP, prevista para maio do próximo ano.
A campanha é feita pelo barco Hawk Explorer, da Sea Bird, e será concluída no fim do ano. Os dados serão processados pela empresa em Houston (EUA) e o produto final deve ser disponibilizado ao mercado no primeiro semestre de 2013.

Leilão abre novo 'eldorado', diz governo

Uma nova fronteira petrolífera no Brasil, localizada na porção Norte da plataforma continental brasileira, nos Estados do Pará e Maranhão, começará a ser explorada. O primeiro passo nesse sentido foi a autorização, pela presidente Dilma Rousseff, para a realização do 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que engloba a bacia na costa dos Estados do Pará e do Maranhão.
A notícia pode significar um novo "eldorado" no Pará, que movimentará a economia paraense e ampliará em muito as perspectivas de desenvolvimento do Estado, gerando royalties, empregos e aumentando a arrecadação.

A segunda etapa da campanha foi iniciada com a conclusão da primeira fase do projeto de aquisição de dados na Foz do Amazonas, iniciado em abril e que coletou 15 mil km de dados 2D. Até o momento, a Spectrum já adquiriu 34 mil km de dados sísmicos na margem equatorial.

Pará-Maranhão terá área mais disputada

Na 11ª rodada do leilão serão oferecidos 174 blocos exploratórios nas regiões Norte e Nordeste. Serão 87 blocos offshore e 87 em bacias terrestres. No caso da Bacia Pará-Maranhão serão ofertados oito blocos no mar, abrangendo uma área total de 6.154 km², com bônus mínimo previsto de R$ 8 milhões. A bacia representa uma área seis vezes do tamanho de Belém e está no pacote de leilão mais disputado pelas empresas de petróleo, em maio de 2013.

A sísmica baseia-se em um método acústico, ou seja, utiliza-se ondas sonoras, estas ondas acústicas são geradas por uma fonte sonora que libera ar comprimido à alta pressão, diretamente na água. Essas ondas sonoras atingem o fundo do mar, onde mapearão as camadas rochosas do fundo do oceano e serão refletidas de volta, ao retornarem, estas ondas sonoras serão registradas por uma grande quantidade de sensores os chamados hidrofones, dai a energia captada pelos hidrofones é convertidas em sinais digitais ue serão posteriormente interpretados.

NA SETA ABAIXO O NAVIO HAWK EXPLORER VARRENDO A COSTA DA ILHA DE MARAJÓ-PA DIA 31.10.12 ......10:14 Hs   fonte www.marinetraffic.com

Bacia Pará-Maranhão

Serão ofertados oito blocos no mar, com área total em oferta de 6154 km², com bônus mínimo previsto de aproximadamente R$ 8 milhões.
A Bacia do Pará-Maranhão é uma bacia de Nova Fronteira localizada na porção norte da plataforma continental brasileira (Margem Equatorial), na costa dos estados do Pará e Maranhão.
Atualmente estão em concessão 12 blocos exploratórios, totalizando uma área total concedida de 4.102 km2. As atividades realizadas na bacia indicam a presença de óleo leve na região.
Diário do Pará - 30/09/2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário