16 de jun. de 2013

O CUSTO DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA COSTA DO AMAPÁ. 1.6 BI.

O Estado do Amapá começa a se preparar para traçar um programa de gerenciamento para a cadeia da exploração do petróleo.
O QUE FAZER PARA ATENDER O MERCADO OFFSHORE?
Infra estrutura portuária, Logística de petróleo, Segurança industrial, locação de prestadores e fornecedores de peças e implementos, serviços e reparação, treinamento, capacitação e qualificação.

NOVO ELDORADO...
 BACIA FOZ DO AMAZONAS NA ROTA DO PETRÓLEO
A primeira fase no projeto é o levantamento sísmico inicial.
ENTENDA COMO FUNCIONA O LEVANTAMENTO SÍSMICO


Spectrum reinicia campanha sísmica na Foz do Amazonas

A Spectrum iniciou a segunda fase do programa de aquisição de dados sísmicos 2D na Bacia da Foz do Amazonas. A etapa do projeto prevê o levantamento de 6.000 km de dados em áreas onde podem ser licitados blocos na 11ª rodada de licitações da ANP, prevista para maio de 2013.
A campanha é feita pelo barco Hawk Explorer, da Sea Bird, e será concluída no fim do ano (2012). Os dados serão processados pela empresa em Houston (EUA) e o produto final deve ser disponibilizado ao mercado no primeiro semestre de 2013.

NAVIO TECNIK PERDANA...LEVANTAMENTO SíSMICO NA FOZ DO AMAZONAS 


A segunda etapa da campanha foi iniciada com a conclusão da primeira fase do projeto de aquisição de dados na Foz do Amazonas, iniciado em abril e que coletou 15 mil km de dados 2D. Até o momento, a Spectrum já adquiriu 34 mil km de dados sísmicos na margem equatorial.

A sísmica baseia-se em um método acústico, ou seja, utiliza-se ondas sonoras, estas ondas acústicas são geradas por uma fonte sonora que libera ar comprimido à alta pressão, diretamente na água. Essas ondas sonoras atingem o fundo do mar, onde mapearão as camadas rochosas do fundo do oceano e serão refletidas de volta, ao retornarem, estas ondas sonoras serão registradas por uma grande quantidade de sensores os chamados hidrofones, dai a energia captada pelos hidrofones é convertidas em sinais digitais ue serão posteriormente interpretados.
NA SETA ABAIXO O NAVIO HAWK EXPLORER VARRENDO A COSTA DA ILHA DE MARAJÓ-PA DIA 31.10.12 ......10:14 Hs   fonte www.marinetraffic.com



MAPA DE ORIGEM DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO NA COSTA DO AMAPÁ
 Localização das coordenadas dos poços em  águas rasas e profundas ( Oiapoque e Calçoene )
Bloco M-57 AP                     M-254 AR
Bloco M-59 AP                     M-257 AR
Bloco M-86 AP                     M-320 AR
Bloco M-88 AP                     M-324 AR
Bloco M-90 AP                     M-467 AR
Bloco M-125 AP                   M-539 AR
Bloco M-127 AP
Bloco M-184 AP
Bloco M-257 AP
O plano de desenvolvimento de negócios estratégicos para Macapá, se origina na fonte da exploração, empresas precisarão de suporte em fornecimento de bens e serviços como reparação, manutenção, suprimentos, provimentos de viveres e outros, para isso é preciso desenvolver um projeto conjunto para que haja suporte e a cidade cresça de forma ordenada aplicando os recursos oriundos da exploração, e fortalecendo a economia com a instalação de empresas do seguimento offshore incluindo a capacitação e qualificação de profissionais para o setor.

FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS
Em toda exploração de petróleo offshore é preciso os serviços dos supridores- PSV são eles que levam suprimentos, tubos de perfuração, rises  ( tubos com flutuadores), lama, produtos químicos, água, óleo, equipamentos, colaboradores, etc. para que eles desenvolvam suas operações é preciso ter o minimo de estrutura portuária para recebe-los e fazer toda a operação de carga-descarga e despejo de prestadores que atuaram com a coleta de resíduos sólidos das plataformas principalmente o lixo, óleos e outros.



OCEAN COURAGE, PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO SEMI-SUBMERSIVEL
O projeto que define a melhor logística, a melhor infraestrutura, é aquele que se projeta com objetivo de atingir o alvo necessário, como exemplo o que aconteceu em Rios das Ostras -RJ municipio que faz fronteira com Macaé, existe lá a ZEN -  Zona Especial de Negócios, uma especie de distrito industrial para o setor de apoio a exploração de petróleo, isso pode acontecer também em Macapá, de acordo com planejamento necessário para atender a demanda do setor.

VISTA AÉREA DA ZEN- ZONA ESPECIAL DE NEGÓCIO- Rio das Ostras-RJ

EMPRESAS INSTALADAS NA ZONA ESPECIAL DE NEGÓCIOS
A chegada de empresas para fornecer bens e serviços, parte de um programa que atendam a demanda para o setor, e isso só será consolidado com a confirmação de demandas de óleo e gás, resultado de reservatórios  com grande quantidade de produtos para a exploração.
mapa cidade Macaé-RJ
Da pesca ao petróleo, Macaé cresceu 600% nos últimos 10 anos
Macaé conta com cerca de 4.500 empresas, ligadas à exploração do petróleo, instaladas no município. Os negócios da Bacia de Campos - 64 plataformas de perfuração que garantem mais de 80% da produção de petróleo e 47% da produção de gás natural do País - convergem para Macaé.Nos últimos dez anos, a economia de Macaé cresceu espantosos 600% e sua população triplicou - são 206.748 habitantes, Macaé está entre as 15 melhores cidades do País em qualidade de vida e é a campeã na geração de emprego e renda no Estado do Rio. No Brasil, Macaé é reconhecida como a mais digitalizada e, segundo dados de 2008 do IBGE, possui invejável renda per capita do Produto Interno Bruto - PIB, avaliada em mais de R$ 42 mil anuais - 178% acima da média nacional daquele ano. De vila de pescadores nos anos 70, a Macaé de hoje é reconhecida como a "Oil Town" do Rio de Janeiro.
A exemplo de Macaé, Macapá pode se tornar também em uma capital do petróleo, para isso é preciso começar a articular um projeto de curto, médio e longo prazo com modelos econômicos que atendam o desenvolvimento local, fazendo assim um quadro de perspectivas que sejam satisfatórias ao planejamento que se identifica com a estrutura da região.
Existe também o serviço de apoio portuário, aonde se destacam os rebocadores para executarem os serviços de manobras de sondas e navios.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E ATENDIMENTO AS EMERGÊNCIAS
A questão da preservação no Amapá, sem dúvida não vai ficar de lado, o Estado tem grandes áreas de preservação ambiental, estações ecológicas que ficam em frente ao processo de exploração.
além das reservas temos as correntes marinhas, entre elas a corrente da Guiana que arrasta as águas do rio amazonas para a costa o Amapá.
Correntes Oceânicas ( corrente termosalinas)
Corrente A - águas profundas frias e bem oxigenadas
Corrente B - águas superficiais quentes e de baixa salinidade
As setas ao redor do circulo de exploração, indica o direcionamento de atividades de risco como vazamentos de óleo, para isso deve ter um plano de emergência para atender sinistros dessa natureza.

MAPA DE ÁREAS PROTEGIDAS DO ESTADO DO AMAPÁ

DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS
O ciclo operacional da distribuição dos resíduos de plataforma de petróleo
Geração dos resíduos na sonda de perfuração offshore
1 - Transporte dos resíduos por barcos de apoio
2 - Armazenamento temporário no terminal de apoio marítimo
3 - Transporte dos resíduos do terminal de apoio marítimo aos destinos finais 
4 - Destinação final 


     Classificação de resíduos da operação de perfuração





O resultado de todo esse processo, requer uma estrutura adequada e bem dimensionada, principalmente na disposição final do resíduo, extrair, transportar por navio , receber no porto, transportar até o destino final por meio de caçambas, caminhão tanque, e outros veículos especiais decorrente do tipo do resíduo, e o  lugar de despejo final deve ser elaborado por meio de estudos de impactos ambientais.

MUNICÍPIOS DO AMAPÁ COM ÁREA DE INFLUÊNCIA DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO.
Oiapoque - Calçoene - Amapá
Oiapoque
Cidade situada bem ao norte do Amapá, fronteira com a Guiana francesa, das três cidades do Amapá sob influência da exploração. a cidade é a mais estruturada economicamente, da área de exploração até a cidade do Oiapoque pelo rio Oiapoque, temos 300 kms aproximadamente, e da área de exploração até o litoral do Oiapoque, 195 kms em média.

Calçoene
Cidade situada no litoral do Amapá a 17 kms da foz do rio Calçoene o mesmo que passa em frente a cidade, Calçoene está em torno de 237 kms da área de exploração do petróleo.

Amapá 
Municipio situado a 20  kms da foz do rio que banha a cidade, o rio Amapá, e 253 kms aproximadamente da área de exploração até a foz do rio Amapá.

Áreas de preservação:
Parque nacional do cabo Orange - área situada no litoral dos Municípios de Oiapoque e Calçoene em frente a  exploração de petróleo
Estação ecológica de maracá-jipioca - situada no litoral do Município de Amapá com influência na exploração de petróleo
Reserva ecológica do lago Piratuba - situada no litoral do Município de Amapá

Faixa amarela mostra o fim do parque do cabo Orange até a reserva ecológica do lago Piratuba, ambos unidades de conservação federal sob gestão do IBAMA.
Analisando o processo de instalação de áreas próximas a exploração, Calçoene é a cidade ou parte de seu litoral, o lugar mais indicado para atividades portuárias ou bases de instalações de suprimentos para a cadeia da atividade offshore, com apenas 232 kms de distância do litoral a área de exploração, isso garante  que essas atividades não interferem nos ecossistemas protegido por lei.

PORTO DA CIDADE DE SANTANA, O ÚNICO RECURSO HOJE DISPONÍVEL PARA ATRACAÇÃO DE NAVIOS PSV e AHTS.
Sem dúvida que na fase de exploração, haverá serviços como reparo e  manutenção, entregas de viveres para bordo como, água, alimentação, produtos, maquinas e equipamentos, cimento  de perfuração, tubos de perfuração, containers diversos, produtos quimicos, aditivos, e uma cadeia de suprimentos destinados a fase de exploração.

Dentre esses quesitos apresentados, temos também as leis que acompanham todas essas atividades:
MARPOL: lei que trata sobre a poluição por navios
LESTA: segurança do trafego aquaviário em águas nacionais
SOLAS: salvaguarda da vida humana no mar ( 74/78)
NORMAM: normas da autoridade marítima  - 30 normas sobre atividades marítimas ( diretoria de  portos e costas)



Objetivos da Marpol

A Marpol possui como objetivos principais:
  • Preservar o ambiente marinho através da eliminação completa de poluição por óleo e por outras substâncias prejudiciais;
  • Minimizar as consequências de descargas acidentais de substâncias nocivas ao meio marinho.

Anexos da Marpol

A Marpol possui seis anexos, relacionados com a prevenção das diferentes formas de poluição marinha por navios. São eles:
  • Anexo I – Óleo
  • Anexo II – Substâncias Líquidas Nocivas Transportadas a granel
  • Anexo III – Substâncias Prejudiciais Transportadas em forma Empacotada
  • Anexo IV – Esgoto
  • Anexo V – Lixo
  • Anexo VI – Poluição de Ar








Um comentário:

  1. Gostaria de parabeniza-lo pelo texto! Estou fazendo meu TCC e é sobre esse tema, seria muito bom se eu conseguisse falar com vc pra troca ruma ideia. Meu e-mail: wendesomalves@gmail.com

    ResponderExcluir