5 de set. de 2013

PESQUISA SÍSMICA DOS POÇOS DE PETRÓLEO


A pesquisa sísmica dos poços de petróleo. 
Depois de celebrar o contrato de concessão com a ANP, a empresa de petróleo (concessionária) desenvolve pesquisas sobre as reservas de petróleo no bloco concedido. Esta atividade é regulamentada pelo Ibama, órgão federal responsável pelo licenciamento de petróleo.
        
Os cabos conectados ao navio possuem quilômetros de comprimento, e os canhões de ar comprimido são cilindros que lançam ondas sísmicas de ar. Essas ondas se propagam nas rochas no fundo do mar, e geram diversos reflexos. Esses reflexos são registrados por equipamentos semelhantes a um microfone, que são chamados de hidrofones, e ficam distribuídos ao longo dos cabos.
  Perto do navio, estão localizados os cilindros de ar comprimido, e ao longo dos cabos, estão os sensores hidrofones. A onda sísmica atinge diversas camadas do subsolo marítimo é refletida para os hidrofones, conforme mostra a linha branca pontilhada no desenho

                                                        Um navio de sísmica em operação 
O objetivo da pesquisa sísmica marítima é buscar informações sobre as formações rochosas que estão no subsolo do fundo do mar, para encontrar e analisar os locais que possuem poços de petróleo. Seu principal instrumento de pesquisa, o navio de sísmica possui grandes cabos com canhões de ar comprimido e sensores sísmicos.
  Canhões de ar comprimido

  Bóia com hidrofones
Os registros dos hidrofones são calculados por avançados computadores, gerando mapas e outras informações que são analisadas pelos profissionais. A análise identifica e caracteriza os pontos do fundo do mar que possuem poços de petróleo. Veja abaixo exemplo de mapa gerado pelos computadores:

Visualização 3D do mapa

A pesquisa sísmica pode gerar impactos ao mar e às pessoas que trabalham no mar (pescadores e trabalhadores do turismo). Por isso, é um procedimento que possui regras rígidas e ampla fiscalização do Ibama. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário