Área de fundeio - Baia de Guajará - Distrito de Icoaraci - Belém-Pa
Operador ELCANO S.A
Contrato final 30 abril 2013
A visita técnica no Navio foi feita junto com a empresa Garra Naval que atua no fornecimento de manutenção, reparos e atividades diversas em se tratando de serviços do setor naval.
Ao sair do porto de Icoaraci em direção ao Navio Castillo de Arevalo, encontramos o AHTS Mar Limpo I e o PSV Havilla Princess, que também estão fundeados na frente da cidade de Icoaraci, os mesmos estão a serviço da Petrobras
Ao aproximar-mos do navio ja encontramos a escada portaló, junto a ela outra embarcação de apoio no transporte de trabalhadores terceirizados no navio
Através desta visita técnica, eu pude observar os procedimentos de fainas e segurança e saúde a bordo da embarcação, varios elementos somam para que haja insegurança e outros elementos pouco se agregam a segurança do trabalhador e a sua saúde.
Primeiro vamos ver alguns elementos de serviços e segurança executados à bordo assim como os serviços de reparos na mesma
A caixa do Kit Sopep Encontra-se uma no meio do conves principal ao lado do porão e outra se encontra na popa, no quite encontramos produtos que vão atender possiveis vazamentos de óleo no convés da embarcação
No ponto de reunião da embarcação, está o local onde se encontra o paiol de segurança, este local é o determinado para que em caso de sinistro, toda a tripulação venha se encontar nesta área, aonde se dará todos os procedimentos de como fazer para abandono da embarcação
Nesta imagem vista a partir do castelo de proa, vemos ao fundo a superrestrutura do navio e ao meio os sete porões de carga que na qual opera com bauxita oriunda do rio trombetas em direção a vila do conde
Vista da ponte do navio
Vista da popa do navio em destaque em amarelo o Kit SopepSistema de combate a incêndio localizado na popa do navio, ligado ao mangote a mangueira de água com vazamento de alta pressão.
Sistema de valvulas de escape no conves principal Corrente da âncora
Sistema hidráulico na lateral do porão do navio
Sistema de amarração da balsa salva-vidas modelo SOLAS
Extintores de PQS instalados na sala de máquinas
Extintores de pó ABC instalados na área do paiol de segurança
Boia salva-vidas modelo SOLAS classe I com facho holmes e retinida
Casulo da balsa salva-vidas
Mecânico da empresa Garra Naval dando inicio na operação de manutenção e reparos no hidráulico do molinete
Teste de descida de ancora através do hidráulico do molinete
Reparos no manejo do guincho lateral do porão
Reunião dos mecânicos da Garra Naval para inicio das operações na sala de máquinas
Todo o trabalhador marítimo tem que estar assistido dentro de um programa de segurança e saúde de bordo, o gerenciamento de segurança deve ser elaborado por todas as empresas de navegação ou por prestadores de serviço nesta área, as fainas a bordo aonde requer força, tambem necessitam de melhor acompanhamento e estudos para trazer soluções em se tratando de saúde do colaborador
Nenhum comentário:
Postar um comentário