SEGURANÇA DO TRABALHO OFFSHORE
Direito do colaborador, dever do empregador.
As fainas nos navios de apoio marítimo como AHTS, PSV, LH, ROV e outros, graneleiros, tanque, propaneiros, gaseiros, quimico e plataformas de petróleo, necessitam de um sistema de gerenciamento em SST ( segurança e saúde do trabalho) nas atividades maritimas e fluvial, jamais podem deixar de existir, lembrando que TRIPULAÇÃO TREINADA, EMBARCAÇÃO SEGURA!
O treinamento e reciclagem servem para atualizar o colaborador em seu ambiente de trabalho atingindo metas e resultados satisfatórios em se tratando da segurança da unidade e principalmente dele mesmo, inumeras são as unidades de treinamento existentes no pais, em destaque temos a sampling treinamentos em macaé que desenvolve vários tipos de treinamento.Para que o colaborador se atualize na prevenção de acidentes, é necessario uma bateria de informações e práticas voltadas que realmente venham trazer o rendimento apropriado para cada tipo de serviço, para isso existem as técnicas, processos, sistemas e meios de analizar se realmente estamos preparados para uma situação de sinistro, aqui vemos o curso CBSP ( Curso básico de segurança em plataforma) Sampling
Quando se tratar de acidentes na água como queda de helicóptero, as chances de escape serão satisfatorias para quem realmente é treinado e usando de técnicas de saida da unidade sinistrada ensinadas no treino com instrutores gabaritados para este fim, acima simulador de um helicóptero no treino ( HUET) Escape de helicóptero submerso
Antes de você entrar no simulador é feito uma alto avaliação presencial no seu corpo para avaliar indices de hipotermia e apinéia, procedimentos que prepara a entrada no simulador HUET
Também existe o curso homem de área que é a porta de entrada para um plataformista ou quem sabe um GPLAT, este curso capacita o cidadão a trabalhar nas fainas de convés na sua operabilidade, executado na Sampling macaé.
Outro treinamento indispensável é o espaço confinado, quem vai trabalhar com inspeção de tuneis, vasos de pressão, tanques etc.. sempre destinado para dar segurança ao colaborador indicado para a função. Sampling macaé.
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EQUIPAMENTOS DE ALERTA E SINALIZAÇÃO
Fachos manuais de uso diurno e noturno.
São acondicionados em tubos cilindricos que podem ser confeccionados de material refratário ou baquelite resistentes a água, quando acionado o facho manual produz uma queima emitindo luz encarnada brilhante que queima por 1 minuto.
Toda embarcação sendo de pequeno médio ou grande porte, não deverá ficar desprovida de equipamentos de salvatagem e sobrevivência que envolve alerta e sinalização
Em se tratando de incêndios à bordo, a equipe de brigada de incêndio tem que está preparada para o sinistro, além da tripulação preparada para a organização de abandono, indicando a rota de fuga e o ponto de emergência ou reunião, onde ficam os equipamentos de salvatagem como botes, coletes, baleeiras, balsas inflaves no casulo e outros, lembrando que nesse momento o grupo de frente de combate deve orientar as pessoas a não se desesperar e mante-las calmas.
A frente de combate a sinistros, deve estar treinada para esse tipo de evento, os simulados são indispensaveis nestas embarcações, principalemte de passageiros, lembrando que existem cursos como CBSN especifico para segurança de navios de passageiros STWC.
E em caso de barco à deriva ou nálfrago, o ponto de visão do observador resgate, se dará mediante a distância entre eles, isso levando em consideraçãoro, chuva, nevoeiro, mar grosso etc. para isso jamais pode faltar os elementos de alerta e sinalização.
Na imagem abaixo o ponto luminoso ( sinalizador) disparado da embarcação.
Todos os treinos para quem vai trabalhar ou trabalha embarcado, serve para trazer meios de segurança e sobrevivência, abaixo treinamento para liberação de bote inflavel de casulo
Também o treinamento com baleeiras são indispensáveis, avaliar a niveis de gravidade e pressão, que serão observados no colaborador, neste exemplo temos uma baleeira sendo disparada da área de abandono.
O curso deste equipamento mostra a queda diagonal para fuga rápida, em muitas plataformas e navios existem este processo de liberação rapida.
Os simulados e treinamentos vem trazer ao colaborador, preparo tanto psicológico, teórico e prático, mostra também os niveis de emoção, teste de resistência fisica e mental, condições de adaptalidade e resposta rápidas as emergências, operabilidade de equipamentos de salvatagem, resgate, primeiros socorros e muitos outros meios de bloquear o avanço do principio de sinistros que poderão vir a acontecer em uma embarcação.
Bom dia,quero muito trabalhar embarcado,formação:mergulhador profissional,pneumática,atualmente concluí técnico em mecatrônica (21)9441-2888 andreluismerg@hotmail.com
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