7 de set. de 2012

SERVIÇO PORTUÁRIO - MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

ESPECIAL -PORTO DE VILA DO CONDE- BARCARENA-PA - CAMINHOS DO PROGRESSO

Como exemplo neste estudo, falaremos um pouco das cargas movimentadas no porto de Vila do Conde em Barcarena-Pa, tipos de navios, tipos de equipamentos no berço de atracação posicionamento de navios em cada berço de atracação e o projeto em ex ecução da ampliação do porto.

EQUIPAMENTOS PORTUÁRIOS ( somente ns berços )
Os principais equipamentos operacionais existentes no Porto de Vila do Conde são pertencentes às grandes indústrias instaladas no complexo Albras/Alunorte, bem como à CDP e aos operadores portuários.
Descarregador Pneumático de Coque
Carregador de Navio para Bauxita
Carregador de Navío para Alumina
Importação:
• Bauxita, de Trombetas e Paragominas;
• Carvão da Colômbia;
• Coque, dos Estados Unidos, Índia e Colômbia;
• Fertilizantes, principalmente de Israel;
• Óleo combustível, de outros portos brasileiros;
• Piche, da Espanha;
• Soda cáustica, principalmente dos Estados Unidos;
• Contêineres e cargas diversas, como equipamentos, blocos catódicos, fluoreto e tubos de aço.

Exportação:
• Alumina, para o Rio de Janeiro e exportada para Noruega, China, Canadá, Argentina, Russia e Irã;
• Alumínio em lingotes exportados para o Japão, China, Estados Unidos, Bélgica e Holanda;
• Bois vivos, para o Líbano e Venezuela;
• Caulim, principalmente para o Japão;
• Ferro-gusa, para os Estados Unidos;
• Manganês, para China e México;
• Contêineres.

Navios que Transportam Bauxita
A bauxita procedente do Porto de Trombetas (Mineração Rio do Norte), também localizado no Estado do Pará é desembarcada em Vila do Conde para ser utilizada como matéria-prima no processamento industrial da empresa Alunorte para a produção de alumina.
O serviço de transporte utiliza-se de navios afretados dos armadores Elcano, Norsul e Aliança, agenciados pela Docenave.
Navio Castillo de Olivenza
Navios que Transportam Carvão
O carvão operado no PVC foi procedente da Colômbia
Navio Kang Yao
Navios que Transportam Coque
O coque movimentado no Porto é trazido dos Estados Unidos, Índia e Colômbia. Os navios que transportam este produto são agenciados pela Brazshipping, Docenave e Transnav. As operações de descarga são realizadas pela Transnav, além da Albrás, Alunorte e Brashipping.
Navio Tanzanit
Navios que Transportam Ferro-Gusa
O ferro-gusa movimentado no Porto de Vila do Conde tem como principal destino os Estados Unidos.
Navio lorentzos
Navios que Transportam Fertilizantes
Os fertilizantes movimentados no Porto são importados pela empresa Bunge Fertilizantes, a qual possui armazéns no porto.. A principal procedência deste produto é de Ashdod, cidade localizada em Israel.
Navios que Transportam Manganês
O manganês exportado por Vila do Conde tem como destino o mercado internacional, especialmente na Europa.
Navío Enforcer
Navios que Transportam Piche
O piche é importado principalmente de países como Espanha e Ucrânia para serutilizado como insumo industrial pelas empresas instaladas em Vila do Conde.
Os navios que transportam este produto são agenciados pela Amazon Agency,Docenave e Transnav. As operações de descarga são realizadas pela Transnav,além da Albrás, Alu norte e Brashipping.
Navío Sea Orchid
Navios de Granéis Líquidos
Navios que Transportam Óleo Combustível
O óleo combustível tem diversas procedências: Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, Paranaguá/PR, Belém/PA, Santos/SP e outros, sendo utilizado, principalmente, pelas indústrias instaladas no Complexo.
Navios que Transportam Soda Cáustica
Grande parte da soda cáustica importada pelo Porto é utilizada pelas indústrias da região tem os Estados Unidos da América como procedência, principalmente o Estado do Texas pelos dos portos de Freeport, Corpus Christi e Houston.
Navios de Carga Geral Não-Conteinerizada
Navios que Transportam Alumínio
O alumínio exportado pelo PVC tem como destinos principais o Japão (portos de Osaka Yokohama) e a Europa (portos de Antuérpia, na Bélgica e de Roterdã, na Holanda). Foram realizados ainda embarques para os Estados Unidos, México e China.
Os operadores portuários responsáveis pelos embarques são Transnav, Brazshipping, Amazon e Alunorte. O agenciamento dos navios é feito pela Brazshipping e Transnav.
Navio Saga Horizon
Navios que Transportam Boi Vivo
O boi vivo exportado pelo PVC tem como destinos principais La Ceiba em Honduras, Beirut no Líbano e Puerto Cabello na Venezuela.
Navío Nabolci

Navios que Transportam Caulim
O caulim é embarcado em navios semelhantes aos que embarcam o alumínio sendo exportado em big-bags para o Japão, China, Europa e Canadá.



Navíos de containers
As cargas que chegam em Vila do Conde são procedentes, em sua maioria, da Europa (embarcadas no Porto de Hamburgo).

PROJETOS DE EXPANSÃO DA ESTRUTURA DE ATRACAÇÃO
Os projetos de ampliação do Porto de Vila do Conde estão incluídos no Programa Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. e estão em andamento as obras de ampliação da capacidade de movimentação de carga no que se refere ampliação da estrutura de atracação, quais sejam: ampliação do TMU1 e implantação da rampa rodo-fluvial e do TMU2.

Imagem google dia 7 de Setembro as 8:52 sexta, detalhe do navío Sea Iris atracado no cais.
Ampliação do porto 2012
Implantação da Rampa Rodo-Fluvial
A rampa rodo-fluvial foi inaugurada em agosto de 2009 com 40,0 m de largura e 75,0 m de comprimento, do tipo roll on-roll off. É destinada a atracação e desatracação de balsas.


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